Municipios

Piauí chega a 86 municípios em estado de emergência por conta da seca
Postado em: 09/08/2017
Tamanho da fonte A A

Conforme anunciado no final de julho, o Governo do Piauí decretou situação de emergência em mais 61 municípios por conta da seca. Com isso, chega a 86 o número de prefeituras que poderão contar com ajuda para combater os efeitos da estiagem no estado - 39% do total. 

O governo já havia reconhecido emergência em cerca de 40 municípios no mês de janeiro e outros em 25 de julho. O decreto, publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (8), representa uma ampliação em relação na primeira lista, que perdeu a validade após 180 dias. 

Os municípios abrangidos pelo decreto estão nos territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí, Itaueira e Corrente. Além de redução no volume das chuvas, as regiões apresentaram perdas de mais de 50% na safra agrícola. 

Outro problema é o baixo volume nos reservatórios de água - alguns operam abaixo de 25% da capacidade, o que já levou o governador Wellington Dias a determinar medidas para racionamento de água em 27 cidades - dessas, 19 aparecem no novo decreto de emergência desta semana: 

Municípios com racionamento de água e que aparecem no decreto de emergência de 07/08/17

Jaicós, Fartura do Piauí, Francisco Santos, Belém do Piauí, Padre Marcos, Caridade do Piauí, Alagoinha do Piauí, Simões, Campo Grande do Piauí, Fronteiras, São Julião, Vila Nova do Piauí, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca. 

O decreto é válido por 180 dias e permitirá que as prefeituras recebam ajuda inclusive do Governo Federal para que sejam minimizados os efeitos da seca. 

Veja o decreto:

 

Os municípios abarcados pelo novo ato são: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bocaina, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio de Oliveira, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Coronel José Dias, Corrente, Cristalândia, Curral Novo, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guaribas, Isaías Coelho, Jaicós, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do São Francisco, Marcolândia, Massapê do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Pajeú, Paquetá, Pio IX, Queimada Nova, Ribeira do Piauí, Santa Cruz do Lisboa, Santo Antônio de Lisboa, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São João do Canabrava, São João da Varjota, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí, São Raimundo Nonato, Sebastião Barros, Simões, Socorro do Piauí, Tamboril do Piauí, Várzea Branca, Vila Nova do Piauí.

Quarta-Feira - 18 de Outubro de 2017

 
PUBLICIDADE





 
Portal PontoNet - A Inovação Que Tem Ponto na Net © 2017 www.portalpontonet.com.br
Rua José de Sousa Morais 232 Bairro Serranópolis, Jaicós/PI
DIRETOR GERAL: Roberto José de Carvalho - DIRETOR FINANCEIRO: Lucienne de Lima Coutinho
Telefone: (89)9921-3070 / 9417-4175 - Email: portalpontonet@hotmail.com

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal.
Os demais, não representam necessariamente a opinião do Portal Ponto Net e são de inteira responsabilidade de seus autores.